quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pequenos artistas...

Afonso Carvalho

Afonso Carvalho

Martim Marques 

Nara Leite


Hora do Recreio

Descobre as seis diferenças e diverte-te!!


Melissa Bragadeste

Projecto de Natal


Os alunos da Oficina Pedagógica, do Centro Pedagógico do Bonfim, participaram, no mês de Dezembro, na construção de um presépio colectivo, mais propriamente na construção da figura do Menino Jesus. Esta actividade realizou-se no âmbito do projecto +ambiente, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com outras entidades do concelho.  
Na elaboração das peças foram utilizados diversos materiais recicláveis, de acordo com a política dos 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. 


Sabes como poupar energia?


Existem várias maneiras diminuir o consumo de energia tais como:
- evitar ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário;
- desligar os equipamentos no botão, em vez de desligar no comando;
- evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorífico;
- utilizar as máquinas de lavar com carga completa e num programa de baixa temperatura;
- utilize pilhas recarregáveis, têm um período de vida mais longo.
- não mantenha o carregador na tomada depois do aparelho estar carregado;
A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada pessoa para que as cidades, o mundo, o planeta e até mesmo as casas se tornem lugares melhores para viver.

Fábio Samina

História do Lego


A história da empresa e dos brinquedos LEGO está associada a uma origem humilde, na oficina de Ole Kirk Christiansen, um mestre carpinteiro da Dinamarca. A inovação que trouxe à sua pequena empresa familiar cresceu e tornou-se numa das mais respeitadas empresas de brinquedos no mundo.
Depois de cerca de 70 anos,  a empresa LEGO passou de uma pequena carpintaria a uma empresa mundial, que hoje em dia dá trabalho a milhares de pessoas.
Afonso Carvalho

Curiosidades - Porque se dá tanto valor ao ouro?!


O ar e a água são elementos imprescindíveis para a vida. No entanto, damos-lhes pouco valor porque são abundantes.
Encontrar ouro é muito mais difícil e custoso do que encontrar, por exemplo, ferro. Esta situação faz com que o ouro seja mais caro. E o mesmo poderemos dizer de outras pedras  preciosas.
Melissa Bragadeste

Curiosidades - Porque é que os piratas usam brincos?!


Há uma explicação! Li num livro, que ao que parece, os piratas tinham muito medo que os seus corpos ficassem sem sepultura. Então, usavam brincos de ouro valiosos, para que quem encontrasse os seus restos mortais, conseguisse pagar o funeral. 
Melissa Bragadeste

Como fazer um filme de animação...

Para fazermos um filme temos de ter um bloco de folhas autocolantes, uma caneta e muita imaginação. Primeiro criamos uma imagem e posteriormente,  nas restantes folhas do bloco, desenhamos uma sequência da mesma imagem. Depois é só vermos o resultado.

Óscar Latourrette

Desporto - Edição de Dezembro


O Paintball iniciou-se no Canadá, com um pastor que não queria marcar as suas ovelhas com ferros quentes. Inventou, então, um dispositivo artesanal que disparava umas bolas de tinta lavável, permitindo a identificação dos animais sem dor. Num certo dia, lembrou-se de atingir outro pastor e assim nasceu o jogo de paintball. A primeira “batalha” ocorreu há mais de 25 anos.
O paintball evoluiu nos últimos anos, passando assim a ser considerado um desporto  altamente competitivo e tecnologicamente desenvolvido.
Hoje em dia o paintball é praticado por cerca de 11 milhões de pessoas em todo o mundo e por milhares de pessoas em Portugal. Tornou-se tão popular que é já o terceiro desporto radical mais praticado, à frente de modalidades como o surf e do snowboard. É o desporto radical mais seguro do mundo. Nunca na história do paintball houve um acidente grave ou fatal.
André Trindade

Animal do Mês - Edição de Dezembro


Os golfinhos podem ser de água doce ou água salgada e podem saltar até 5m acima da água.
São animais mamíferos e muito inteligentes.
Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes.  

Nara Leite

O meu Natal foi...


Este ano a minha véspera de Natal foi diferente, porque fui a Óbidos com os meus pais e passámos lá a consoada.
Em Óbidos vi coisas muito giras, como por exemplo duendes. Andei também de pónei, brinquei com a mulher bolacha e tirei muitas fotografias. 
Foi do jantar que gostei mais, porque fui a um restaurante que tinha música e uma bola de espelhos no tecto, que reflectia várias sombras.
Os meus pais ofereceram-me um perfume  e um gel de banho da Hello Kitty, um filme, um jogo  e uma manta.
Melissa  Bragadeste


Na véspera de Natal jantaram em minha casa os meus avós maternos, a minha avó e tia paterna, o meu primo  e o meu irmão. O jantar foi bacalhau e canja. Depois de jantar, conversámos e vimos um pouco de televisão. Eu estava muito ansiosa para abrir as prendas.
Quando chegou a hora de abrir os presentes, fui eu a escolhida para os distribuir. O meu irmão quis abrir os presentes mais tarde.
Os meus presentes foram o jogo Cluedo, a Chocolândia, tintas para pintar canecas e um espelho.
Lara Santos


As minhas férias de Natal foram boas, porque brinquei muito e recebi muitas prendas. Brinquei com os meus primos e irmãos ao Naruto, partimos pratos e jogámos às escondidas.
Graciano Soares


O meu Natal foi igual ao dos outros anos. Estavam muitos bolos deliciosos e apetitosos pastéis de nata em cima da mesa.
Eu e os meus primos vimos televisão, enquanto esperávamos pela meia-noite.
Os meus presentes foram um MP4 com 4GB de memória, roupa, seis livros de uma colecção de BD, o Mastermind e um jogo para a PS3. 
Diogo Calado


O meu Natal foi muito bom, cheio de prendas e outras coisas boas. Foi dos melhores Natais que já tive, porque pude jantar e almoçar com os meus pais, avós maternos e paternos, tios e primos.
Depois da meia-noite abrimos os presentes e ficámos todos muito felizes.
Os meus presentes foram um MP4 com uma coluna e uns auscultadores, um candeeiro de lava com brilhantes, muitos pijamas e chinelos, um estojo da eastpack e canetas dos Jonas Brothers. 
Susana Cacela


Eu passei o meu Natal na casa do meu tio. Recebi muitas prendas e diverti-me muito. No dia da passagem de ano, comi passas e fui ver o fogo de artifício.
António Russo 

Lenda dos Reis Magos


Segundo conta a tradição, quando Jesus nasceu em Belém, três Reis Magos vieram do Oriente, seguindo uma estrela, para o adorar.
Cada um deles ofereceu ao menino Jesus um presente: ouro, incenso e mirra.
Muitos anos depois, na Idade Média, em homenagem a este acontecimento, começaram a celebrar a festa do Dia dos Reis Magos no dia 6 de Janeiro. Neste dia, é costume as crianças, em alguns países, receberem  os seus presentes.
Melissa Bragadeste

Lenda do Bolo Rei


Quando os Reis Magos foram visitar o Menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema.
O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino Jesus.
Este bolo ficou assim conhecido pelo nome de Bolo Rei e, como tinha sido feito para escolher um rei, passou a usar-se como um doce de Natal.
Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.
Gonçalo Trancarrua

O Presépio


O símbolo de Natal, não é o Pai Natal mas sim o menino Jesus, por isso, temos a tradição de montar o presépio, o símbolo de Natal (nascimento de Cristo).
Segundo a lenda,  o menino Jesus nasceu num estábulo de animais em Belém. Três Reis Magos seguiram uma estrela muito brilhante, que lhes guiou até ao estábulo. Os reis ofereceram ouro, incenso e mirra ao menino Jesus.
O presépio é constituído pelo menino Jesus, pelos os três reis magos, José e Maria e alguns animais, tal como a ovelha, a cabra e o boi.
Diogo Calado 

Carta para o Pai Natal


Querido Pai Natal, este ano portei-me mais ou menos.
Sei que já está muito velhinho, mas queria pedir-lhe estas prendas: um nenuco, um telemóvel e um jogo do Monopólio 3D.
Pai Natal, sei que também está em crise e que não consegue oferecer tudo porque somos muitas crianças, mas se não conseguir oferecer tudo, ofereça-me só o telemóvel.
Nara Leite

O Inverno


O Inverno é uma estação do ano em que faz muito frio. Quando o Inverno chega, todas as pessoas ficam aborrecidas e têm de usar roupas mais quentes . Por vezes, nas escolas pobres, faz muito frio nas salas de aula e por isso as crianças têm que comprar sapatos mais duros e roupas mais quentes.
No Inverno para além de fazer muito frio, faz também muita chuva.
Rafaela Araújo


No Inverno faz muito frio e temos que usar roupas mais quentes.  Quando chove temos que levar guarda-chuva e quando neva usamos roupas quentes e impermeáveis. Eu gosto muito de brincar na neve com os meus pais e com os meus irmãos.
Graciano Soares
 

O que é o Natal?


O Natal é um momento de alegria e brincadeira. No Natal reunimo-nos em família e jantamos todos juntos para comemorar este acontecimento anual. A família junta-se numa só casa, monta-se a árvore de Natal, faz-se o presépio e antes de jantar, comemos amêndoas, avelãs e passas.
À hora de jantar, provamos as iguarias e conversamos.
Depois da meia-noite vamos finalmente abrir as prendas e agradecer com um abraço quem nos presenteou.
O Natal é considerado um momento em família, com muita alegria, perto de quem mais gostamos. 

Martim Marques

Cinema - Edição de Dezembro


O filme relata a história dos Bauedelaires, três órfãos, Violet, Klaus e Sunny.
Klaus, o irmão do meio, é um grande leitor e tem doze anos e Sunny, a mais nova, é um bebé que gosta de morder objectos e fala uma linguagem que apenas os seus irmãos compreendem. A história desenvolve-se a partir do momento em que as crianças são informadas de que os seus pais faleceram num terrível incêndio que ocorreu na sua mansão, destruindo-a. As crianças vão viver com um primo distante, o Conde Olaf, um homem mau e pouco higiénico.
Os jovens confrontam-se com uma série de situações imprevistas e personagens maléficas, cuja intenção é retirar-lhes a herança. Lemony Snicket e o desastrado Count Olaff, tentam tudo por tudo, mas terão que lidar com a extrema inteligência das três crianças que tudo fazem para os impedir.
Afonso Carvalho

Música - Edição de Dezembro


A minha banda favorita são os Iron Maiden, uma banda britânica fundada em 1975.
A primeira formação da banda juntou Steve Harris (baixista), Paul Day (vocalista), Dave Sullivan e Terry Rance (guitarristas) e Ron Matthews (na bateria).
A banda produziu catorze álbuns, como The Number Of The Beast, Piece Of Mind e Fear Of The Dark.
A banda tem conseguido manter o êxito entre os seus fãs ao longo dos anos.
Diogo Calado

Jornalista do Mês de Dezembro

Olá, eu sou o André Trindade e tenho 10 anos! Ando no 4º Ano. O que mais gosto de fazer é jogar futebol. O meu pior defeito é ser teimoso e o meu prato favorito é arroz com atum. Sou eu, o jornalista deste mês!